Playlist

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

NICOTINA... A MOLÉCULA QUE VICIA

Bom aqui irei abordar um assunto um tanto quanto polemico, aqui irei expor as verdades da Nicotina, e o vicio que esta ligado ao cigarro.


A Nicotina é um composto organico, e é o principal alcalóide do tabaco.(o Alcalóide são compostos organicos nitrogenados, provindo de plantas, que tem efeitos fisiológicos nos seres humanos).A nicotina está presente em toda a planta do tabaco, mas principalmente nas folhas, correspondendo a 5% em peso da planta. Tanto o tabaco (Nicotiana tabacum) quanto a nicotina foram denominadas por Jean Nicot, um embaixador de Portugal, que enviou sementes de tabaco para Paris, em 1550.
A nicotina em estado bruto já era conhecida em 1571, e o produto purificado foi obtido em 1828. A fórmula molecular, C10H14N2, foi estabelecida em 1843, e a primeira síntese em laboratório foi publicada em 1904. A nicotina é um dos poucos alcalóides líquidos, à temperatura ambiente. É um líquido incolor e inodoro, oleoso; quando exposto ao ar ou à luz, adiquire uma coloração marrom e um odor característico do tabaco.

A nicotina age de duas maneiras distintas: tem um efeito estimulante e, após algumas tragadas profundas, tem efeito tranquilizante, bloqueando o stress.

Bom agora, que ja conhecem um pouco sobre a Nicotina irei expor os Prós e Contras de se tornar um dependente quimico da Nicotina...

CONTRAS

Os contras são os mais conhecidos por muitos dentre eles irei sitar:
Sem dúvida, o principal problema de fumar é a saúde. Fumar vai diminuir sua capacidade pulmonar, poderá aumentar seus riscos de ter asma, câncer de boca, garganta e pulmões, assim como efisema. Se você pensa "ah, isso não vai acontecer comigo", pense de novo. Além disso, fumar vai mudar seus hábitos e, se você não for firme no controle, poderá virar escravo(a) do cigarro.

Fumar, principalmente fumar muito, pode causar problemas sérios para quem fuma e para quem estiver por perto. Claro que, com moderação, os riscos são menores -- você nunca ouviu falar de alguém ter morrido de efisema ou câncer de pulmão porque fumava meio maço por dia, não é? De fato, a maioria dos estudos científicos é baseada em pessoas que fumam mais de um maço por dia, e normalmente se concentra em pessoas sedentárias que não praticam exercícios. Se você fuma moderadamente, fazer exercícios e cuidar da alimentação poderá reduzir os efeitos negativos do fumo à saúde. No mínimo, você terá a mesma saúde de um não-fumante que não se cuida.


PRÓS


Esses são oque muita gente nao conhece, devido a informação da midia que a Nicotina somente faz mal ao nosso organismo ai que você se engana, claro que ela faz mal mas tem os seus efeitos positivos que muitos que conhecem não falam.
As pesquisas e campanhas nunca dizem isso, mas quem fuma sabe o que tem de bom nisso -- afinal, se não fosse bom de algum jeito, não haveria tanta gente fumando no mundo.De fato, nos anos 80 pesquisadores descobriram que a nicotina se liga a proteínas receptoras nas células nervosas e altera suas características neurotransmissoras. Cientistas têm feito estudos com sucesso sobre o uso de nicotina no tratamento de mal de Alzheimer, esquizofrenia, depressão e mal de Parkinson; e também lhe são atribuídos efeitos como ativação da memória, excitação e aumento da capacidade de concentração e raciocínio.
Dados os efeitos da nicotina no corpo, um fumante sabe bem o prazer que é acender um cigarro, especialmente se passa um bom tempo sem fumar. Nenhuma outra substância legalizada causa a mesma sensação de relaxamento e prazer tão imediatamente e com baixo custo -- o efeito da nicotina começa aproximadamente sete segundos depois da primeira tragada. Embora algumas pessoas digam que fumar tira um pouco da sensibilidade gustativa, algumas coisas parecem ficar com gosto melhor -- por exemplo, café e bebidas alcoólicas. Além do mais, fumar é algo que você pode fazer enquanto espera alguém ou alguma coisa, e algo que não envolve calorias ou ficar olhando para o nada...

Por falar em calorias, outro benefício que principalmente as mulheres sentem é o controle do peso. Fumar ajuda algumas pessoas a perder peso ou manter o peso ideal -- muitas vezes é por isso que modelos e bailarinas fumam. Não é o simples ato de fumar que faz emagrecer (apesar de acelerar o metabolismo), mas também o fato de às vezes você fumar em vez de comer alguma coisa. Se combinado com exercícios físicos, pode ajudar, e você pode pensar que gorduras, açúcar e colesterol podem ser até mais maléficos ao coração e à circulação.
No aspecto social, fumar pode ser algo magnético, e você em algum momento vai acabar conhecendo alguém exatamente graças ao cigarro. Claro, há pessoas que detestam, mas se você souber se comportar como fumante não haverá problemas. Além do mais, pensando bem, para que você gostaria da companhia de alguém que não deixa você fazer o que você gosta? Até que é bom: assim você afasta pessoas arrogantes, controladoras e autoritárias. As pessoas devem gostar de você pelo que você é, e se você é fumante, elas devem no mínimo aceitar isso. E, é claro, tem gente (muito mais do que se pode imaginar) que tem atração por gente que fuma, em maior ou menor grau.

Além disso, você terá uma boa desculpa para se aproximar de alguém -- para pedir fogo, por exemplo -- e, por outro lado, também passará a oferecer uma forma de uma pessoa chegar em você. Talvez até seja um assunto para começar um diálogo. Fumar também pode ser bom para a sua auto-confiança. Entre as pessoas que admiram quem fuma, é de comum acordo que o(a) fumante pessoa ganha um ar de independência, de liberdade para fazer o que gosta, de não ligar para as opiniões e censuras dos outros. Você certamente terá essa sensações e passará essa imagem, ainda que subconscientemente.